sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dor nas costas atinge 32% da população

Especialista em cirurgia da coluna vertebral fala sobre este problema que afeta (ou afetará) 8 em cada 10 brasileiros.
Na maioria dos casos a mudança do estilo de vida melhora os sintomas da doença.

Comum em diversas fases da vida, a dor nas costas pode ser considerada uma das mais prejudiciais à saúde, já que ela afeta diretamente a qualidade e o estilo de vida das pessoas. Em alguns casos, as impossibilita de ir ao trabalho, ao colégio, ou, então, praticar atividades físicas durante certo tempo.

A Organização Mundial da Saúde calcula que 80% da população mundial sofrerá pelo menos uma vez na vida algum episódio de dor nas costas. Estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz, revela que o problema atinge 36% da população e que apenas 68% dos afetados procuram tratamento. Os pesquisadores entrevistaram 12.423 pessoas de todas as regiões do Brasil, com mais de 20 anos de idade. As informações foram levantadas em 2008 e recentemente divulgadas.

Para Pedro Augusto Deja Teixeira, neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “no passado, as soluções para este problema, em muitos casos, eram piores do que os sintomas. Sendo assim, o fato de muitos pacientes não procurarem orientação médica se deve ao receio de uma possível complicação com o tratamento que será indicado”.

A maior parte dos casos não necessita de procedimento cirúrgico

O médico ressalta que na grande maioria dos casos a mudança do estilo de vida melhora os sintomas da doença. “Fatores como obesidade, postura e fraqueza dos músculos da região são fundamentais para se ter uma saúde perfeita, ainda mais quando o assunto é coluna. Entre as principais causas do problema também podemos destacar os tumores e as lesões traumáticas”, finaliza Teixeira.